Maranhão promove oficina para construção do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica

O Governo do Maranhão realizou nesta terça-feira (26) oficina para construção do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE), iniciativa que visa construir um novo modelo de desenvolvimento econômico integrando sustentabilidade, inclusão social e inovação. O evento, promovido pelo Consórcio Nordeste em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), aconteceu no auditório do prédio sede da Sema, na Avenida dos Holandeses, bairro Calhau, em São Luís (MA).
O encontro reuniu representantes do poder público, sociedade civil e especialistas para discutir propostas, desafios e fazer contribuições ao texto-base do PTE, além de construir uma visão de futuro para sua implementação.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, falou das contribuições apresentadas durante a oficina. “Mostramos que o Maranhão tem matriz energética sustentável. O estado defende o desenvolvimento econômico sustentável, que é uma diretriz definida pelo governador Carlos Brandão. Falamos também dos nossos programas mostrando que a gente tem recursos naturais em abundância, mas sempre alinhando isso à transformação ecológica e a preservação do meio ambiente”, relatou.
Durante o evento os participantes foram distribuídos em grupos de trabalho, alinhados aos eixos do Plano Nacional de Transformação Ecológica: Finanças sustentáveis; adensamento tecnológico e retenção de talentos; bioeconomia e sistemas agroalimentares; transição energética; economia circular; e nova infraestrutura para a adaptação climática.
“A ideia é pensar juntos ferramentas em um protocolo que realmente represente o Nordeste e a força da sustentabilidade das práticas já adotadas nos estados”, destacou a secretária de Programas do Consórcio Nordeste, Anna Karine Gurgel.
As oficinas buscam consolidar ações conjuntas dos nove estados nordestinos no enfrentamento às mudanças climáticas e na promoção de uma economia verde, com geração de empregos sustentáveis e preservação dos biomas regionais. O Plano Brasil Nordeste (PTE-NE) é um desdobramento regional do Plano de Transformação Ecológica, elaborado pelo Ministério da Fazenda e lançado em 2023, com enfoque na região nordeste.
Para Francisco das Chagas, coordenador do Fórum Maranhense do Comitê de Bacias Hidrográficas, as proposições elencadas durante o evento levaram em conta a realidade ecológica do estado, os biomas e a zona de transição. “E como membro da sociedade civil a gente se sente contemplado com algumas propostas em conjunto com outros parceiros, sempre buscando transformar a realidade ambiental do estado”, enfatizou.
A atuação integrada entre os estados, por meio do Consórcio Nordeste, representa um avanço institucional ao criar mecanismos cooperativos voltados para a superação dos desafios ambientais e climáticos que afetam diretamente o semiárido, os recursos hídricos e a agricultura regional.