PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

ITAPECURU-MIRIM - Teia de Sustentabilidade realiza prestação de contas

18/06/2019

O projeto Teia de Sustentabilidade realizou uma série de atividades nesta segunda-feira, 17, em Itapecuru-Mirim, com o objetivo de fazer uma prestação de contas à comunidade. As atividades aconteceram, durante a manhã, no povoado Monte Cristo, à tarde no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e, à noite, a programação cultural foi apresentada na Praça Gomes de Sousa.

Acompanharam as ações representantes do Ministério Público, Judiciário, Legislativo e Executivo estadual e municipal, IFMA, Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Itapecuru-Mirim (Coopercarim), além de estudantes, professores e convidados.

Coordenado pela promotora de justiça Carla Mendes Alencar (da 2ª Promotoria de Itapecuru-Mirim) e pela juíza de direito Mirela Cezar Freitas (da 2ª Vara da comarca), o projeto Teia de Sustentabilidade, implantado no início de 2019, é uma aliança público-privada com a finalidade de contribuir para a prevenção e controle da poluição, bem como objetiva a recuperação e preservação do meio ambiente, a inclusão social e a promoção da saúde, assegurando a toda comunidade do município o uso adequado e racional do ecossistema, de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Entre as medidas já implementadas, a partir da iniciativa, estão a coletiva seletiva de lixo pela Prefeitura de Itapecuru-Mirim, que conta com a colaboração da Cooperativa dos Catadores de Recicláveis e dos empresários locais; palestras em escolas públicas; panfletagem no centro comercial e ações de sensibilização e divulgação nos órgãos públicos e escolas para facilitar a doação de material.

Integram a Teia de Sustentabilidade o Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, poderes Executivo e Legislativo de Itapecuru-Mirim, IFMA - Campus Itapecuru-Mirim, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Itapecuru-Mirim (ACIA), Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (Aicla) e Cooperativa dos Catadores de Recicláveis de Itapecuru-Mirim (Coopercarim).

VISITA

No período da manhã, a comitiva fez uma visita ao povoado Monte Cristo, distante 50 km da sede, para conhecer as experiências das ações “Lixo Zero” e do Projeto Crescer, que integram a Teia de Sustentabilidade, e foram idealizadas pelo empresário Benedito Mendes, com o apoio da União de Moradores.

Foram realizadas apresentações de vídeo, peças teatrais dramatizadas por alunos de escolas municipais, exposições de artesanatos, cartazes e materiais recicláveis.

A comunidade desenvolve ações de preservação ambiental, com a criação de peixes, caprinos e bovinos; plantação de eucalipto; trilhas ecológicas; e conservação de açudes.

NÚMEROS

Na audiência pública, que aconteceu no auditório do IFMA, foram apresentados números sobre a coletiva seletiva dos resíduos sólidos no município, intensificada a partir de gincanas ecológicas envolvendo estudantes da instituição de ensino federal e da rede municipal. Nessas tarefas, foram arrecadadas cerca de oito toneladas de matéria reciclável, sendo o papelão o principal item, com cinco toneladas, além de garrafas de vidro, garrafas pet, papel e alumínio.

Em reconhecimento ao trabalho dos parceiros, a coordenação do Teia de Sustentabilidade ofereceu troféus às instituições que estão se destacando no trabalho que vem sendo realizado na cidade.

O prefeito de Itapecuru-Mirim, Miguel Lauande, declarou estar muito satisfeito com os resultados iniciais do projeto, destacando a participação das instituições, dos órgãos municipais e da comunidade na causa ambiental. “Vivemos um novo tempo, o que nos dá a confiança de que as futuras gerações poderão obter uma vida mais justa e saudável, com o uso adequado e racional do ecossistema”, ressaltou.

Para a promotora de justiça Carla Mendes Alencar, o êxito do projeto resulta do engajamento das diversas instituições envolvidas e do apoio da comunidade. “Muito ainda se tem por fazer, mas estamos muito satisfeitos com o que já foi alcançado. Estamos pensando em novas metas para continuar promovendo cidadania e mudar a realidade”, revelou.

Mirela Cezar Freitas também agradeceu a participação e o compromisso de todos os parceiros no desenvolvimento do projeto, destacando a comunidade e os catadores de material reciclável. “Não é muito fácil levar a questão do meio ambiente para os mais pobres, quando às vezes não têm nem como cuidar de sua saúde ou da educação dos filhos. Essa aceitação se dá principalmente pela disponibilidade dos que estão mais perto da população.”

O desembargador Jorge Rachid Maluf (presidente do Núcleo de Gestão Socioambiental do TJMA) trouxe à reflexão mensagem de Mahatma Gandhi sobre a existência de recursos no planeta para atender as necessidades de todos, mas não o bastante para satisfazer o desejo de posse de cada um.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ressaltou a importância de projetos como o Teia de Sustentabilidade em favor da preservação do meio ambiente e destacou a necessidade da colaboração entre as instituições e a sociedade. “Esta é uma causa que deve unir todos para ajudar a salvar o planeta, fazendo de Itapecuru-Mirim um exemplo para o Maranhão e para o país”, defendeu.

AUTORIDADES

Entre as autoridades presentes, pelo Ministério Público, acompanharam as ações o corregedor-geral do MPMA, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, os promotores de justiça Marco Antonio Amorim (diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da PGJ), Claudio Rebelo Alencar (integrante da Assessoria Especial da PGJ), José Márcio Maia Alves (titular da 1ª promotoria de Itapecuru-mirim e chefe de gabinete da Corregedoria do MPMA), André Charles Alcântara Martins Oliveira (promotor de justiça de Vargem Grande) e Igor Adriano Marques (promotor substituto de Itapecuru-Mirim).

Magistrados representaram o Poder Judiciário. Pelo Legislativo estadual, participaram os deputados Wendel Lages (que é de Itapecuru-Mirim), Duarte Júnior e o presidente da Assembleia, Othelino Neto.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Júnior, o secretário de estado do Meio Ambiente, Rafael Ribeiro, o diretor-geral do IFMA, Inaldo Lisboa, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar (natural de Itapecuru), o professor Geraldo Castro (membro do Conselho Estadual de Educação), a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Estrela, e a presidente da Coopercarim, Fabiana de Oliveira.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)
Imagem: Marcos Caldas (SEMA)
 

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8911
 
 
Endereço eletrônico: atendimento@sema.ma.gov.br
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700