PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

SEMA dialoga sobre reutilização de plástico na confecção de madeira sintética

10/05/2019

Na tarde desta quinta-feira (09), o Secretário Rafael Ribeiro recebeu representantes do Instituto Maranhense de Desenvolvimento e Agricultura Familiar (Imadesagrif) que apresentaram o projeto que reutiliza material plástico que seria descartado para a confecção de produtos voltados para o setor de construção civil.

A ideia do Instituto é ajudar aos povoados de Santana, localizado no município de Bacabeira e Santa Rita do Vale, situado no município de Santa Rita, a melhorarem sua economia local. "Pretedemos ajudar a essas pessoas e ainda evitar o desmatamento irregular da mata nativa para revenda de mateiral a uma fábrica de tijolos da localidade. A partir desse produto, poderão ser produzidos tijolos, madeira plástica, mourão para cerca, tábua para construção civil entre outros". Afirmou Marconio Ribeiro, representante do Instituto.

"O Instituto tem uma ideia interessante a respeito do reaproveitamento dos resíduos sólidos, basicamente, produtos plásticos. Foram apresentados alguns artefatos que são de interesse ecológico, incluive para reutilização em áreas de parques, para pavimentação de áreas comuns, formação de bancos, além disso, estamos fazendo um levantamento junto à FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão) para saber a quantidade de plástico que poderemos angariar e o preço que sairia para produção desses produtos para o próprio Estado". Afirmou o Secretário Adjunto de Recursos Ambientais, Deoclides Dias.
 
Redação: Thaís Andrade
Imagem: Marcos Caldos
 

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8911
 
 
Endereço eletrônico: atendimento@sema.ma.gov.br
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700