PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

Maranhão faz parte do Controle e Monitoramento Prioritário de Desmatamento, no Bioma Amazônia

03/07/2018

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) vêm realizando trabalhos em regiões do Estado para o combate ao desmatamento e preservação de Unidades de Conservação Ambiental.  No primeiro semestre deste ano, aconteceram capacitações em vários municípios maranhenses em relação à Educação Ambiental. O objetivo foi orientar as comunidades locais sobre a prevenção e desmatamento em áreas de nascentes.
 
O Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) disponibiliza informações registradas até outubro de 2017 para os recortes espaciais dos municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento e dos municípios monitorado e sob controle, no Bioma Amazônia, previsto nas Portarias nº 361 e 362, de 8 de Setembro de 2017, visando apoiar a atuação dos órgãos e entidades de meio ambiente que atuam direta ou indiretamente nessas áreas. Além de apresentar as informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) declaradas em cada município, também são apresentadas informações tratadas. A dinâmica histórica do desmatamento é apresentada para cada unidade territorial municipal e para as áreas monitoradas por meio do CAR, através do cruzamento com as informações do PRODES (2017). 
 
Essa análise é fundamental para o diagnóstico do desmatamento e também para mensurar a contribuição do CAR no controle e combate ao desmatamento ilegal, direcionando investimentos e projetos de recuperação e prevenção a ações de degradação ambiental. No Estado do Maranhão, os municípios de Amarante do Maranhão e Grajaú, estão como Prioritários para Monitoramento e Controle do Desmatamento, no Bioma Amazônia. 
 
Para saber mais sobre informações referentes ao Cadastro Ambiental Rural no Maranhão, acesse AQUI.
 
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais disponibiliza ainda, um espaço para esclarecer dúvidas recorrentes acerca do processo de queima, um dos grandes responsáveis por desmatamentos. No link encontram-se orientações sobre obrigações legais dos solicitantes do processo de queima controlada e, além disso, o objetivo de esclarecer demais dúvidas, sugestões, denúncias e dados a respeito das queimadas no Maranhão. Veja AQUI
 
 
 
 

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço eletrônico: atendimento@sema.ma.gov.br
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700