PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

BALNEABILIDADE DAS PRAIAS: ESCLARECIMENTOS

18/01/2018

Após mais de uma década convivendo frequentemente com situação lamentável de poluição das praias, a população de São Luís voltou a ter, em meados do ano de 2016, especificamente no mês de julho, de acordo com laudos divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), locais próprios para o banho de mar, chegando a atingir 100% durante todo o mês de outubro e novembro de 2016. De lá pra cá os índices de poluição só vêm diminuindo. A conquista é fruto da política constante de fiscalização de lançamento de esgotos irregulares nos rios e na orla de toda a capital, visando à manutenção da balneabilidade das praias, além dos investimentos do Governo em Saneamento ao longo dos três últimos anos. 

Outra ação de extrema importância é o projeto ‘Atitude Consciente nas Praias’, que visa estimular a sociedade a contribuir com a manutenção da limpeza das praias, contemplando várias atividades. No mês de outubro de 2016, a SEMA fez a primeira ação do projeto, focando a balneabilidade das praias. Na ocasião, a equipe do Laboratório de Análises Ambientais (LAAS), responsável pelo laudo, fizeram simulações de como é feita a avaliação para a qualidade da água nas praias. Em novembro do mesmo ano foi a vez de capacitar os proprietários e funcionários dos estabelecimentos comercias e ambulantes. Durante a atividade, foram repassados os presentes assuntos da área da educação ambiental, os danos dos resíduos no mar, coleta seletiva, fiscalização e monitoramento. Todos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas.
 
Na época de chuvas a quantidade de pontos próprios cai em todos os estados. Tal ocorrência dá-se por influência do material carreado pelas chuvas que vêm ocorrendo nesse período do ano. Os diversos materiais, água de rios que desaguam nas praias e água de drenagem urbana contribuem para o aumento do índice de microorganismos nas águas litorâneas.

Mas, os avanços são notórios. Inclusive foi destacado por diversas vezes na mídia nacional. A exemplo da Folha de São Paulo, que divulgou que Maranhão é o Estado que melhorou mais praias entre 2016 e 2017. Todas as praias apresentaram qualidade melhor no período de um ano, um aproveitamento de 100%. O levantamento feito pela Folha inclui 1.217 praias em 13 Estados do litoral e analisou a presença de bactérias na água.

Sinto dizer que, infelizmente, a mídia oposicionista não trabalha a favor dos maranhenses, quando divulgam notícias que confundem a população. Essa sim é a verdade. E temos como comprovar com os números de nossos laudos, que o índice de poluição das nossas praias está 90% baixo do que o ano de 2014. Resultado de um trabalho duro, porque não foi fácil, não é fácil, mas conseguimos e pretendemos diminuir ainda mais esses índices. 
 

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700