PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

SEMA realiza eleição do Conselho Consultivo da APA dos Morros Garapenses

27/11/2017

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, dia 18 de novembro em Duque Bacelar, IV eleição do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental dos Morros Garapenses. Durante o evento, foi discutido sobre o Plano de Manejo da unidade de conservação, além de palestras sobre educação ambiental.
 
“O Conselho Consultivo é um dos principais instrumentos de relacionamento entre a Unidade de Conservação e a população local. Estão entre as competências do Conselho elaborar e revisar o seu regimento interno, acompanhar a elaboração, implementação e revisão do Plano de Manejo da UC, garantindo seu caráter participativo, e buscar a integração da UC com as demais áreas protegidas”, explicou a Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da SEMA, Janaina Dantas.
 
Sobre a APA
A APA dos Morros Garapenses, criada em Dezembro de 2008 pelo Governo do Estado do Maranhão entre os municípios de Afonso Cunha, Buriti, Coelho Neto e Duque Bacelar, se tornou um marco entre as Unidades de Conservação do Estado, devido ser a primeira criada pela articulação popular, audiências públicas, sendo também a primeira APA a funcionar com um Conselho Consultivo e participativo de instituições dos municípios. 
 
A atual gestão do Governo do Maranhão, sensível a realidade da APA dos Morros Garapenses de possuir seu Plano de Manejo, no qual possa ser estabelecido o planejamento, zoneamento e as normas precisas do uso da área, bem como o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700