SEMA encerra capacitações para criação do CBH Rio Preguiças

27/10/2017

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, dias 25/10 em Urbano Santos e dia 27/10 em Santo Amaro as últimas capacitações para discutir a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças. Além dos dois municípios citados fazem parte da Bacia, também, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, Anapurus, Paulino Neves, Barreirinhas, Tutoia, Belágua e Primeira Cruz. Estiveram presentes representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil.

A gestão das águas vem avançando no Estado, por meio dos esforços de se implementar  os instrumentos da política, e por meio da criação dos comitês de bacia  hidrográfica  , contribuindo, assim, para a gestão Integrada dos Recursos Hídricos.

Na oportunidade, foram discutidos os seguintes temas: Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Preguiças; Construção do conceito de Comitê de Bacia Hidrográfica com os participantes; Comitê de Bacia Hidrográfica no Contexto da Política de Recursos Hídricos.

Além disso, os representantes dos municípios presentes fizeram uma descrição da situação atual da Bacia do Rio Preguiças em cada localidade.

De acordo com o Secretário da SEMA, Marcelo Coelho, a criação desses comitês é de extrema importância para a gestão das bacias. “Os comitês têm como principais competências aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, dirimir conflitos pelo uso da água, estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança pelo uso da água, entre outras funções. Por isso, é essencial. E é por isso que encaramos esse desafio e não deixaremos passar essa oportunidade de fazer algo pelo meio ambiente, pelos recursos hídricos”, disse o gestor.

A Bacia representa 2% da área total do Estado e 135 km de extensão, uma área de 6.707,91 km, sendo formada por três rios: Preguiças (o principal e em sua maior extensão), Negro e Cangatã.