PORTAL DA TRANSPARÊNCIA  |     |  

SEMA participa da Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas

09/10/2017

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participou da reunião anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), que aconteceu de 25 a 29 de setembro, na Indonésia. 
 
O Estado assinou, no primeiro semestre desse ano, o memorando de entendimento, começando a fazer parte da Força Tarefa, participando, assim, de todos os processos de deliberação. 
 
“Neste ano, o Maranhão participou como membro efetivo da reunião, o que demonstra um grande comprometimento e avanço nas questões atinentes ao meio ambiente, pois lá debatemos acerca dos incentivos para mecanismos de REDD+, ou seja, buscamos formas de captação de recursos para a redução de emissões  dos gases causadores do efeito estufa, do desmatamento e da degradação florestal, bem como, nos foi proporcionada a troca de experiência com governos subnacionais acerca das medidas que estão sendo adotadas para o controle e redução da supressão de vegetação ilegal, principalmente, as mitigadoras de queimadas”, explicou a Secretária Adjunta de Recursos Ambientais da SEMA, Talissa Moraes, que representou o Estado no evento.. 
 
No total, representantes de 38 estados membros do GCF participaram do encontro. Além do Maranhão, outros 07 estados da Amazônia Legal, são membros do GCF Brasil.
 
O GCF é uma iniciativa conjunta de estados e províncias dos EUA (Califórnia e Illinois), Brasil (Maranhão, Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Tocantins), Indonésia (Aceh, Papua, Kalimantan do Leste, Kalimantan do Oeste, Kalimantan Central e Papua do Oeste), Nigéria (Cross RiverState) e México (Campeche e Chiapas). O objetivo é compartilhar experiências, construir capacidades e desenvolver recomendações para autoridades e tomadores de decisão, com relação à integração de atividades Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Redd+) e carbono florestal nos mercados emergentes de gases de efeito estufa. 

Contatos

contatos

Fones:
Sema (GERAL): (98) 3194-8900
Ouvidoria: (98) 3194-8910
Fax: (98) 3194-8911
 
Endereço Sede:
Av. dos Holandeses, n° 04, Quadra 06, Edifício Manhattan, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-380
 
Endereço Anexo:
Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau
São Luís - Maranhão CEP: 65071-700