SEMA e CAEMA Realizarão a X Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces

16/03/2016

O Governo do Estado através da parceria entre a SEMA e a CAEMA, vai realizar  nos dias 18, 21 e 22 deste mês, no auditório da Casa Civil e no salão nobre da Fiema, a X Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces. O evento tem o objetivo de conscientizar a sociedade maranhense para o valor e a gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, além de chamar a atenção para a necessidade de exercer um combate efetivo ao  desperdício,  nos centros urbanos e principalmente na zona rural, através de processos de educação ambiental.

A cerimônia oficial de abertura do evento ocorrerá às 8,30 da manhã, no auditório da Casa Civil, Palácio Henrique La Roque, com o Painel: A Gestão de  Recursos Hídricos no Maranhão – Desafios e Perspectivas.

A X Semana Estadual de Proteção e Preservação das águas Doces, faz parte do programa de comemorações do Dia Mundial da Água  2016,  que acontece no dia 22, sob o tema “Água e Empregos”. O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo alertar a população mundial sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

A conscientização sobre a urgência de economizar este recurso natural e utiliza-lo com cuidado, é uma das principais metas do Dia da Água. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano.

Programação:

Dia 18/03 – Auditório da Casa Civil – Às 8,30 horas

-Abertura da X Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces.

-Painel: A Gestão dos Recursos Hídricos no Maranhão

“Desafios e Perspectivas”

Participantes – Raimundo Medeiros e Kiara Mesquita (SEMA): Davi Telles (CAEMA) – Lucio Macedo (UEMA) – SINDUSCON;

Dia 21/03 – Auditório da Casa Civil – Às 14:30 horas

-Roda de Diálogo: “Gestão do Parque Estadual do Bacanga”

Participantes: Carlos Rogério Araújo (CAEMA) – Janaína Dantas (SEMA) – Diogo Diniz (SEMURH) – Rede Coroado de Natal – Associação Comunitária Itaquí/Bacanga – Prof. Leonardo Soares (IFMA)

Dia 22/03 – Auditório da FIEMA – Salão Nobre - Às 09:00 horas